quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rio Catarino por Leitor/Colaborador

Este texto foi enviado ao blog : Pró-Realengo, que com autorização do autor, cedeu para publicarmos. (agradecemos a ambos)

Gostaria de convocar a população de Realengo a dar sugestões de como minimizar o problema que a Prefeitura do Rio de Janeiro deixou como herança para o bairro de Realengo, depois das obras do Rio Cidade em 2001, na gestão César Maia.
Digo isso devido a uma tragédia que está aunciada por acontecer se algo não for feito que evite o transbordamento de forma catastrófica, se uma chuva durar mais de uma hora, de forma a inundar toda uma área composta por uma população de mais de 20 mil pessoas.
O Rio catarino, que já estava saturado, com um volume de águas muito acima de sua capacidade, teve o seu volume de águas aumentado com as obras do Rio Cidade da Prefeitura, que canalizou as águas pluviais, despejando as águas em frente a Universidade Castelo Branco, quando o correto seria ter levado essa canalização para o Rio Piraquara, que é mais largo e mais profundo. Como não se fez um estudo de impacto deste adicinal de águas despejadas neste Rio Catarino, hoje a população próximo a Univesidade Castelo Branco, ápos a ligação feita, especificamente na Av Bernardo de Vasconcelos, onde se situa a Comlurb e a Trigéssima Terceira delegacia de policia, Colégio Gil Vicente, e tudo que está proximo a este endereço, e principalmente do outro lado da linha do trem, na Favela do Vintém que começa em Realengo e termina em Padre Miguel, e toda a comunidade circunvizinha, como a rua Belizário de Souza, Rua Barão do Triunfo, Rua Mesquita, Rua Marechal Falcão da Frota, Rua Marechal Agricola, Rua Marechal Antonio Faustino, Rua Joaquim Inácio, Rua Anacá, Estrada da Água Branca, Rua Petrópolis, Rua Curitiba, Rua Recife e Rua Belém, que sofrem com os constantes alagamentos devido a não possuirem escoamento de águas pluviais. Essa é a área afetada pelo transbordamento do Rio Catarino.



O que se pede:
1 ) Correção para o desvio das águas pluvias, que foram feitas para serem despejados no Rio Catarino e deveriam ter sido desviadas para o Rio Piraquara; ou....
2) Implementação de águas pluviais para toda a vizinhança do entorno da Favela do Vintém, que sofre com os alagamentos; ou......
3) Desvio de uma parte do Rio Catarino para o Rio Piraquara, em linha reta, pela rua Oliveira Braga, que fica atrás da Universidade Castelo Branco. Isso acabaria com as constantes inundações que afligem toda uma imensa população que sofre com os alagamentos.
Local feito pela prefeitura no Rio cidade, para escoamento de águas pluviais, que afeta toda uma área de inundações, pela falta de um estudo de impacto que isso causaria.

Desvio parcial sugerido em linha reta, pela Rua Oliveira Braga* direto até o Rio Piraquara, que é mais largo e mais profundo, podendo receber parte desta água.

por: Luiz Chaves

nota: * Rua Oliveira Braga, atualmente, Rua Prof. Carlos Wenceslau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante....