Com a Preocupação dos problemas ambientais que o Rio Catarino causa em Realengo, principalmente em época de cheias(no verão) os alunos de comunicação da Universidade Castelo Branco fizeram matéria para a TV da instiruição. Este video foi produzido por Jonathan Ferreira com imagens de Rafael Caldas e Renan de Carvalho. E dá a oportunidade de observarmos que nas imediações da Universideade Castelo Branco, onde foi filmado boa parte dele, notamos que o rio esta canalizado e mesmo assim apresenta problemas.
sábado, 11 de setembro de 2010
Rio Catarino visto por outros olhos.
sábado, 5 de junho de 2010
Dia Mundial do Meio Ambiente
Nós da AMPARA, associação que é fruto do movimento popular S.O.S Rio Catarino, não poderíamos deixar passar em branco esta data. Mas devemos lembrar dela todos os dias do ano. “Dia do meio ambiente” para nós, todos os dias temos de ter consciência da proteção ao meio ambiente.
E nossa ações diárias são voltadas exatamente para isso.

Em Realengo estamos em campanha para que se evite o despejo do óleo de cozinha nos esgotos, diversos moradores e comerciantes e condomínios estão doando este “Lixo”, mas com este ato estão protegendo o meio ambiente e evitando entupimento em seus encanamentos, Algumas instituições de ensino e instituições religiosas também abraçaram esta causa conosco.
Criamos postos de Coleta em dois locais incialmente: Rua prof. Carlos Wenceslau 678 (antiga Oliveira Braga) e Na Paróquia Nsª da Conceição (entregar na Catina ou aos funcionários).
domingo, 11 de abril de 2010
Na época das eleições não agiam assim...???
Caros
Segue abaixo resposta do email do prefeito Eduardo Paes, em resposta a mensagem (mensagem abaixo) enviada ontem num momento de indignação com toda essa situação que ocorreu com o nosso estado e municípios.
Att
Marcos de Moraes
Pres. AMPARA
Esta é uma mensagem gerada automaticamente pela caixa postal de edupaes@uol.com.br. Não há necessidade de respondê-la"
Prezado(a),
Agradeço sua mensagem. Em razão da quantidade excessiva de e-mails, nem sempre tenho mantido minha leitura atualizada.
Solicito não admitir como lida sua mensagem simplesmente pelo seu encaminhamento.
Se o assunto for urgente peço contatar meu gabinete e deixar recado.
Atenciosamente,
Eduardo Paes
Rio de Janeiro, 07 de abril de 2010
Mais uma vez minha casa foi invadida pelas águas do rio catarino, acredito que a de voces foram

Será que é mesmo a quantidade de chuva ou descaso por parte da Prefeitura? E aí senhor Prefeito...o senhor quase acabou de tomar posse, daqui é pouco já é veterano e nada, nada foi feito. Pra que se candidatar a um cargo de tamanha grandeza e não fazer nada pela a cidade, é apenas para seu currilulum político, se é ,vai ficar marcada por uma administração omisssa. Jogos Olímpicos, Copa do Mundo lindo pra inglês ver... Tenha dó pelo seu povo...Prefeito!!!
Att
Marcos de Moraes
Presidente da AMPARA (Associação de Preservação Ambiental de Realengo)
quinta-feira, 25 de março de 2010
Campanha do óleo usado
Nós do S.O.S Rio Catarino, temos o orgulho de deflagrarmos esta campanha. E o melhor de tudo é que todos podem ajudar a diminuir o despejo deste óleo, não só no rio Catarino, mas em todo o ecossistema.
Muitas pessoas em que falamos pessoalmente, não sabem o que fazer para se livrar deste grande poluente e responsavél por entupir encanamentos e esgotos.
(Cooperativa de Reciclagem e Aproveitamento de Lixo), traz a solução..ligue ou mande mensagem sms para.
(21) 8506 2037 ou para o email: coop.realrj@gmail.com
escreva dizendo a palavra : Óleo - e o endereço para buscarmos. (É preciso uma quantidade razoável, tipo 3 garrafas pet pois evita gastar combustível, junte com os vizinhos)
Em breve, divulgaremos um posto de coleta.
sábado, 6 de março de 2010
A esperança é a ultima que morre...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Rio Catarino por Leitor/Colaborador
Este texto foi enviado ao blog : Pró-Realengo, que com autorização do autor, cedeu para publicarmos. (agradecemos a ambos)
Gostaria de convocar a população de Realengo a dar sugestões de como minimizar o problema que a Prefeitura do Rio de Janeiro deixou como herança para o bairro de Realengo, depois das obras do Rio Cidade em 2001, na gestão César Maia.
Digo isso devido a uma tragédia que está aunciada por acontecer se algo não for feito que evite o transbordamento de forma catastrófica, se uma chuva durar mais de uma hora, de forma a inundar toda uma área composta por uma população de mais de 20 mil pessoas.
O Rio catarino, que já estava saturado, com um volume de águas muito acima de sua capacidade, teve o seu volume de águas aumentado com as obras do Rio Cidade da Prefeitura, que canalizou as águas pluviais, despejando as águas em frente a Universidade Castelo Branco, quando o correto seria ter levado essa canalização para o Rio Piraquara, que é mais largo e mais profundo. Como não se fez um estudo de impacto deste adicinal de águas despejadas neste Rio Catarino, hoje a população próximo a Univesidade Castelo Branco, ápos a ligação feita, especificamente na Av Bernardo de Vasconcelos, onde se situa a Comlurb e a Trigéssima Terceira delegacia de policia, Colégio Gil Vicente, e tudo que está proximo a este endereço, e principalmente do outro lado da linha do trem, na Favela do Vintém que começa em Realengo e termina em Padre Miguel, e toda a comunidade circunvizinha, como a rua Belizário de Souza, Rua Barão do Triunfo, Rua Mesquita, Rua Marechal Falcão da Frota, Rua Marechal Agricola, Rua Marechal Antonio Faustino, Rua Joaquim Inácio, Rua Anacá, Estrada da Água Branca, Rua Petrópolis, Rua Curitiba, Rua Recife e Rua Belém, que sofrem com os constantes alagamentos devido a não possuirem escoamento de águas pluviais. Essa é a área afetada pelo transbordamento do Rio Catarino.
O que se pede:
1 ) Correção para o desvio das águas pluvias, que foram feitas para serem despejados no Rio Catarino e deveriam ter sido desviadas para o Rio Piraquara; ou....
2) Implementação de águas pluviais para toda a vizinhança do entorno da Favela do Vintém, que sofre com os alagamentos; ou......
3) Desvio de uma parte do Rio Catarino para o Rio Piraquara, em linha reta, pela rua Oliveira Braga, que fica atrás da Universidade Castelo Branco. Isso acabaria com as constantes inundações que afligem toda uma imensa população que sofre com os alagamentos.
Local feito pela prefeitura no Rio cidade, para escoamento de águas pluviais, que afeta toda uma área de inundações, pela falta de um estudo de impacto que isso causaria.
Desvio parcial sugerido em linha reta, pela Rua Oliveira Braga* direto até o Rio Piraquara, que é mais largo e mais profundo, podendo receber parte desta água.
por: Luiz Chaves
nota: * Rua Oliveira Braga, atualmente, Rua Prof. Carlos Wenceslau